Metodologia

Metodologia 

Trabalhos de caracterização dos habitats levados a cabo por elementos do Centro de Biociências do ISPA-IU

Controle de vegetação arbustiva através de meios mecânicos

No essencial, a metodologia de implementação divide-se em duas fases, as acções preparatórias e as acções concretas. Durante a fase preparatória serão efectuados estudos de caracterização da situação de referência, com a elaboração de uma cartografia pormenorizada dos habitats com a identificação das áreas mais relevantes, mais sensíveis e prioritárias ao nível da intervenção. No seguimento destes estudos preliminares, será elaborado um plano operacional de implementação do projecto.
Após a celebração de contratos de custódia com as entidades gestoras dos terrenos – as Juntas de Freguesia de Fátima e de Pedrógão – iniciar-se-ão as acções de gestão activa dos habitats. Esta intervenção será efectuada de forma faseada, inicialmente com controle de vegetação sub-arbustiva e arbustiva nos locais onde se verifique a ausência dos factores naturais de perturbação que travem a progressão sucessional, criando condições para a posterior intervenção com pastoreio de percurso, recorrendo a dois rebanhos de cabras serranas (ecotipo ribatejano) entretanto constituídos no âmbito do projecto.

Pastoreio com cabras serranas

 

A actividade de pastoreio será contratualizada com agentes locais, segundo um plano de intervenção sujeito a alterações sempre que a avaliação resultante da monitorização do estado de conservação e da eficácia das medidas de gestão anual dos habitats assim o exija. Esta monitorização será realizada pela equipa do projecto e acompanhada por uma entidade científica especializada na área: o Centro de Biociências do ISPA – Instituto Universitário.
Em paralelo com a intervenção sobre os habitats irá ter lugar a colheita de plantas aromáticas, medicinais e condimentares, a qual será dinamizada por cidadãos residentes na periferia, com formação ministrada para o efeito e de acordo com um código de ética.

Secador de plantas aromáticas, medicinais e condimentares

%d bloggers like this: