Habitats

Que habitats e espécies serão preservados?

  • (6110) *Prados rupícolas calcários ou basófilos da Alysso-Sedion albi

Prados rupícolas calcários ou basófilos da Alysso-Sedion albi

Correspondem a comunidades de plantas suculentas (Sedum album e S. sediforme, vulgarmente conhecidas por arroz-dos-telhados) e outros pequenos caméfitos* e geófitos* por vezes com abundantes terófitos* efémeros, que se desenvolvem em substratos rochosos calcários carsificados (que não lapiás*), com composicão florística dominante de Antirrhinum majus subsp. linkianum (Bocas-de-lobo). São refúgio da biodiversidade para espécies raras ou ameaçadas onde se incluem entre outras, a Arabis sadina, Teucrium chamaedrys, Iberis procumbens subsp. microcarpa e Saxifraga cintrana.

  • (6210) Prados secos seminaturais e fácies arbustivas em substrato calcário (Festuco-Brometalia) (*importantes habitats de orquídeas)

6210 (Prados secos seminaturais e fácies arbustivas em substrato calcário (Festuco-Brometalia) (* importantes habitats de orquídeas)

São arrelvados vivazes calcícolas*, com plantas que necessitam de grande exposição à luz solar, abundantes em orquídeas, dominados pela gramínea Brachypodium phoenicoides, que prosperam em solos profundos e frescos, derivados de substratos calcários, margosos ou dolomíticos. Este habitat é considerado como prioritário nos locais onde se verifique a presença de quatro espécies de orquídeas, se registe a existência de uma população importante (superior a 20 indivíduos) de uma ou mais espécies de orquídeas, ou se constate que uma ou mais espécies de orquídeas consideradas raras ou ameaçadas no território nacional (Dactylorhiza insularis, Orchis collina, Ophrys atrata e O. dyris) estão presentes.

  • (6220) *Subestepes de gramíneas Thero-Brachypodietea

6220 *Subestepes de gramíneas e anuais Thero-Brachypodietea

Arrelvados anuais de solos neutros a básicos, xerófilos* de floração primaveril ou estival, dominados por gramíneas anuais e/ou vivazes de porte variável e submetidos a uma pressão variável de pastoreio. Arrelvados vivazes, heliófilos, xerófilos e neutrobasófilos, dominados por gramíneas de médio e grande porte profundamente enraizadas. Representam etapas de substituição dos bosques e formações arbustivas dominadas pela azinheira.

  • (8240) *Lajes calcárias

Correspondem a plataformas horizontais a pouco inclinadas com um reticulado de fendas no interior das quais se desenvolvem mosaicos de diferentes tipos de vegetação arbustiva, rupícola*, escionitrófila* anual e herbácea vivaz. A serra de Aire inclui áreas relativamente extensas deste habitat prioritário, bem como significativas populações de Saxifraga cintrana, Narcissus calcicola, Arabis sadina e Iberis procumbens subsp. microcarpa.


%d bloggers like this: